Furacão Milton
Imagens em cores reais do furacão Milton em 7 de outubro de 2024, do satélite NOAA-21. Crédito: NASA Worldview, NOAA
Por meio de seu programa de desastres, a NASA avança a ciência e cria ferramentas para ajudar comunidades a tomar decisões informadas para o planejamento de desastres.
O Sistema de Coordenação de Resposta a Desastres da NASA (DRCS) foi ativado para dar suporte à FEMA e às agências estaduais na resposta ao furacão Milton. Milton é atualmente uma tempestade de categoria 4 em direção ao centro da Flórida e deve atingir o continente na quarta-feira à noite. As previsões indicam que a tempestade trará ventos destrutivos, inundações e tempestades para comunidades na Flórida, impactando uma região que ainda está se recuperando dos danos causados pelo furacão Helene há apenas duas semanas. O DRCS da NASA também continua seus esforços de apoio à resposta e recuperação no sul dos EUA para Helene .
Os membros da equipe do NASA DRCS estão participando de chamadas de coordenação com parceiros da agência para avaliar as necessidades e estão compartilhando mapas e imagens pré-evento no Portal de Mapeamento de Desastres da NASA para auxiliar na conscientização situacional e equipar os tomadores de decisão com as melhores informações disponíveis para se prepararem para os impactos de Milton.
Essa coordenação pré-evento é essencial, pois os efeitos compostos de dois desastres sequenciais podem complicar os esforços de resposta e recuperação tanto para os gerentes de emergência quanto para as comunidades locais. Os detritos de Helene e os danos às barreiras costeiras podem aumentar a vulnerabilidade das comunidades a tempestades e ventos fortes. Além disso, os níveis de umidade do solo em muitas áreas da Flórida ainda estão altos devido às fortes chuvas trazidas por Helene, o que torna as inundações mais prováveis, pois o solo não consegue absorver tanta água.
Share this content:
Publicar comentário